A Pele com Herpes Zoster

A Pele com Herpes Zoster

No inverno, com a baixa temperatura e a exposição ao vento frio a incidência de lesões de herpes pode aumentar.

O vírus varicela zoster é um vírus da família dos vírus Herpes. É responsável pela varicela (famosa catapora) e pelo herpes zoster.

A catapora é uma infecção que atinge principalmente crianças e, após a “cura”, deixa o vírus de forma latente nas células dos gânglios nervosos (sensoriais). Alguns eventos podem reativar esse vírus e, então, surge o quadro de herpes zoster.

O que pode desencadear essa reativação são estresse e baixa de imunidade.

O quadro clínico é composto por vesículas (bolinhas de água) agrupadas, dispostas de forma linear (lembra uma cobra, daí o nome “cobreiro”!), sobre uma pele avermelhada. Pode haver muita dor ou ardor antes, durante ou após as feridas. Normalmente aparecem nas costelas, mas também podem acontecer no rosto, nas costas, pescoço.  As vesículas estouram e demoram alguns dias para formar crostinhas de machucado, depois caem.

A dor pode ser tão forte que às vezes é confundida com infarto, lombalgia ou enxaqueca.

Para diagnosticar, é necessário o exame de um médico. Geralmente, dispensa realização de exames, mas é interessante fazer exames gerais e pesquisa de sorologias (HIV, sífilis, hepatites..) depois que tudo passar, para descartar imunodepressão.

A transmissão é por contato com as lesões e cessa após a formação das crostinhas.

É importante começar a tratar assim que se iniciarem os primeiros sinais de lesão para que haja resolução mais rápida deste incômodo tão grande e para que não haja transmissão às pessoas próximas (principalmente gestantes, pessoas que não receberam vacina para catapora, imunodeprimidos e idosos). Isso se faz com medicamentos orais antivirais. O alívio dos sintomas é atingido com cremes, compressas de soro fisiológico e analgésicos.

Fique esperto e procure um dermatologista o quanto antes!!!

*Post especial para a querida Marlene!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *