A Pele com Cisto Sebáceo

A Pele com Cisto Sebáceo

Vocês já ouviram alguém falar que vive espremendo um cravo que insiste em voltar sempre no mesmo lugar ?? Pois é, ele pode ser um cisto !

Cisto sebáceo é o nome mais conhecido dos cistos epidérmicos infundibulares. Eles surgem após pequenos traumas na pele, sendo mais comum nos adultos.

Geralmente, os cistos são “caroços” de cor da pele, endurecidos e bem delimitados. Contém material espesso esbranquiçado que pode ter mau cheiro em alguns casos. Eles surgem com tamanho pequeno e o crescimento pode ser lento ou rápido. Mais frequentes na cabeça ( região das orelhas), pescoço, costas e tórax.

O exame clínico é capaz de diagnosticar a maioria das lesões. Porém, se necessário, é possível recorrer ao ultrassom de alta freqüência variável.

Os cistos sebáceos normalmente não apresentam sintomas, mas podem crescer ( o que já incomoda…) e, eventualmente, inflamar/infeccionar. Quando isso acontece, o caroço fica avermelhado, inchado e muito dolorido. Podendo estourar e eliminar pus/sangue.

A conduta é esperar, em muitos casos. Porém, naqueles cistos com sintomas recorrentes, pode-se proceder à retirada cirúrgica e é de praxe enviar o material retirado para análise histopatológica, para o diagnóstico de certeza.

Quando infectados, o uso de antibióticos (creme ou por boca) pode ser recomendado. E é preciso esperar a infecção melhorar para, depois, retirá-los pela cirurgia – que é bem simples e rápida, feita no próprio consultório.

Última lembrança… nada de ficar espremendo cistos, achando que são cravos! OK ??

Na dúvida, procure seu dermatologista !

** Um beijo para a Nicole e Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *