A Pele na Menopausa - "Dormi como Cinderela e acordei como abóbora !!"

A Pele na Menopausa - "Dormi como Cinderela e acordei como abóbora !!"

A menopausa é um fenômeno responsável por alterações no organismo como um todo. No entanto, a pele, cabelo e unhas são o nosso cartão de visita, locais em que as mudanças se tornam mais aparentes.

As rugas, o ressecamento, a flacidez, o aumento de pêlos e até acne (!!) são as principais alterações dermatológicas sentidas pelas mulheres na menopausa.

Uma paciente, certa vez, fez um comentário muito pertinente: “Doutora, eu senti que dormi como uma Cinderela e acordei como abóbora !!” Realmente, é comum essa sensação, pois a velocidade das mudanças acelera nesta fase. O corpo sofre com muitas alterações em um curto período de tempo. Infelizmente…

POR QUÊ ??

Na menopausa, há uma modificação na concentração total ou relativa de hormônios circulantes no sangue, como o FSH, LH , estradiol e andrógenos. Com isso, há uma série de implicações:

  • redução na síntese de fibras de colágeno, elastina e ácido hialurônico: repercutindo na espessura, sustentação e elasticidade. É o que provoca as rugas profundas, a flacidez e o aspecto de “apergaminhado” na pele
  • redução na microcirculação sanguínea local, diminuindo a retenção água na pele
  • os andrógenos estimulam a produção de sebo pelas glândulas sebáceas faciais, favorecendo a oleosidade, dilatação dos poros e o surgimento de acne. Assim como resulta no aumento dos pêlos em áreas andrógeno dependentes – queixo, lateral do rosto. E, paradoxalmente, na queda ou alteração de volume e qualidade dos fios de cabelo
  • desaceleração da atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas no corpo, o que leva à redução na hidratação/oleosidade maturais e protetoras da pele. Como consequência, temos ressecamento e fragilidade aumentados, retardo na cicatrização de pequenos ferimentos.

O QUE PODE SER FEITO PARA MINIMIZAR ESSES EFEITOS ??

Acredito que o investimento mais inteligente seja a prevenção. O ideal é que a mulher já tenha bons hábitos de cuidados com a pele mesmo antes da chegada da menopausa.

Uma rotina muito importante a ser colocada em prática é a higiene, a hidratação, o uso de filtros solares e cremes com ácidos.

A higiene deve ser realizada duas vezes ao dia, pela manhã e à noite.Com sabonetes que contenham substâncias hidratantes, como as soluções de limpeza e/ou syndets (sabão sem detergentes). Pode também ser usado algum tônico, que regula o pH da pele e faz uma limpeza mais reforçada, com o uso do algodão. Água quente deve ser evitada.

A hidratação é obtida através do uso de cremes com potentes substâncias nutritivas e antioxidantes. Como as aquaporinas, vitaminas C e E, betacaroteno, resveratrol e oligominerais ( selénio, zinco, cobre e magnésio) .

Os filtros solares devem ter amplo espectro de proteção solar, englobando raios ultravioleta B ( fator de proteção acima de 30) e A.

Antes de dormir, utilizamos os cremes com ácidos na composição. Como, por exemplo, o ácido glicólico, adapaleno ou ácido retinóico.

A prática de exercícios, dieta balanceada, não fumar e controlar a exposição ao sol também ajudam muito ! Em casos específicos, a terapia hormonal também se revela fundamental, sempre com o acompanhamento de um bom ginecologista e/ou endocrinologista.

SE A PELE FOR CUIDADA A PARTIR DA MENOPAUSA, AINDA É POSSÍVEL MELHORAR A APARÊNCIA !!

Mesmo iniciando as condutas após a menopausa, os tratamentos revelam ótimos resultados ! A prática de uma rotina de cuidados diários com os cremes seria o passo inicial.

Para resultados ainda mais efetivos, é necessário se submeter a procedimentos como a aplicação de peelings, toxina botulínica, preenchimentos e as sessões de laser fracionado, luz intensa pulsada, radiofrequência ou infravermelho.

Cada um desses procedimentos age em problemas específicos da pele, com segurança e grande satisfação por parte das pacientes.

Portanto, nada de desânimo e tristeza !! Cada fase tem sua beleza e, quando a insatisfação bate à porta, é hora de se mexer e tentar melhorar – aos poucos e com muito bom senso !!!

Vamos trabalhar !!! Um tratamento rodeado de bons profissionais opera verdadeiros milagres… dermatologista, dentista, ginecologista, endocrinologista e psiquiatra, dependendo do caso.

Um beijo !!

2 Responses

  1. Em breve, vou escrever sobre os tratamentos com procedimentos. Mais cenas desse capítulo, Rita!! Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *