O que é essa mancha branca no rosto do meu filho?

O  que é essa mancha branca no rosto do meu filho?

Muitos pais se deparam com algumas regiões esbranquiçadas no rosto das crianças. Alguns levam as crianças para tomar um solzinho e ver se pigmentam novamente… e eis que a mancha piora !!( aumenta o contraste com a pele boa ao redor)

O que aconteceu?

A pele das crianças é muito sensível a desidratações. Então, quando há algum ressecamento, ela se torna mais esbranquiçada, podendo descamar bem levemente.

Observamos manchas esbranquiçadas, geralmente arredondadas, contornos imprecisos, nas maçãs do rosto. Também podem acontecer na pele do corpo (braços e pernas, principalmente)

Será que pode ser vitiligo ou micose?

No exame dermatológico, o médico vai avaliar a possibilidade da mancha ser provocada por fungo (micose) ou até mesmo o início da doença vitiligo.

Isso pode ser feito através do exame clínico e uso da lâmpada de Wood. Alguns casos podem precisar do exame de raspagem da pele para pesquisa de fungos.

E agora?

Para melhorar, temos que:

* Rehidratar essa pele, através de cremes com hidratantes reforçados diariamente

* Evitar banho com água muito quente

* Usar roupas e toalhas de algodão, macias.

* Expor a região ao sol , poucos minutos (10 minutos é mais que o suficiente).Aos finais de semana, por exemplo. No começo da manhã ou final de tarde.

Será ao longo das semanas ou meses ( pasmem!) que a pigmentação ficará homogênea novamente. Mas, costuma resolver 100% !

Na dúvida, procure o seu dermatologista !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *