DOUTORA, ABRIU UMA CLAREIRA NA MINHA CABEÇA !

DOUTORA, ABRIU UMA CLAREIRA NA MINHA CABEÇA !

De repente, você passa a mão na cabeça

e sente que caíram todos os fios em uma

região. E agora ??

Isso pode ser “ ALOPÉCIA AREATA”.

 

É uma doença REPENTINA, que cursa com queda dos fios em algumas regiões do couro cabeludo ou corpo.

Geralmente, a área com falha de pêlo é bem delimitada, arredondada e acontece, na maioria das vezes, no COURO CABELUDO, ÁREA DA BARBA, sobrancelhas ou cílios.

Mais frequente nos homens, com idade entre 15 e 30 anos.

Não se sabe a causa exata, mas suspeita-se de associação com fatores emocionais ( ESTRESSE), INFECÇÕES ( micoses, infecções dentárias, herpes…), traumas (batidas, ciriugias recentes)… Pessoas alérgicas, com doenças de tireóide, vilitigo e que tenham parentes com alopecia areata também têm maior chance de ter esse problema.

O DIAGNÓSTICO É NA CONSULTA COM O DERMATOLOGISTA. Ele fará um exame que se chama dermatoscopia. Verá a necessidade de realizar biópsia ou tricograma. Pedirá alguns exames de sangue para descartar outras doenças auto-imunes.

A notícia boa é que a maioria das pessoas apresenta RESOLUÇÃO ESPONTÂNEA do problema entre 2 E 6 MESES.

A notícia ruim é que há chance de RECIDIVAR. Então, que já teve, fique sempre de olho e CORRA PARA O CONSULTÓRIO assim que achar que houve nova queda dos fios.

O tratamento pode ser com cremes contendo corticóides, infiltração de medicamentos injetáveis , crioterapia, medicamentos via oral ( corticóide). Vão ajudar a parar o processo inflamatório e acelerar o crescimento dos fios.

Mais importante de tudo: paciência !! Quanto mais nervosa a pessoa fica, mais estressada e maior a chance de piorar o problema. Difícil, não é ??? Passado o susto e o desespero inicial, procure o dermatologista !!

Um beijo,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *