São resultado da degeneração das fibras elásticas da pele que ocorrem por sua distensão exagerada
- quando engordamos
- engravidamos
- após implante de silicone nas mamas
- após crescermos muito rápido
- naqueles que fazem muita musculação e o músculo estica a pele
- devido a alterações hormonais
- antecedentes genéticos.
É uma das principais queixas de estética entre as mulheres e homens. Aparecem principalmente nas coxas, nádegas, braços, abdômen, mamas e dorso do tronco (homens).
Inicialmente as lesões são avermelhadas ou róseas evoluindo mais tarde para uma tonalidade esbranquiçada.
Como evitar?
*É importante hidratação intensa da pele com cremes específicos, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias.
*Deve-se ingerir pelo menos 2litros de água por dia
* Evitar engordar demais e rapidamente.
Tratamento
O tratamento varia de acordo com o tipo (recente ou antiga).
Quanto mais nova e vermelha for a estria, melhor o resultado final, menos agressivo o tratamento e mais rápidos os resultados.
O objetivo é tentar deixar a pele com estria o mais parecida possível com a pele normal. Nivelar a cor e a textura da região.
Para isso várias técnicas podem ser empregadas, entre elas:
- Microagulhamento: usado nas estrias brancas e antigas ou nas recentes. Consiste no trauma físico de microagulhas e na injeção de substâncias ( como vitamina C, ácido hialurônico…) ao longo das estrias. Provocam a formação de colágeno novo.
- Luz Intensa Pulsada: melhor para estrias recentes. 1x ao mës, 4-5 sessões, em média. A pele fica rosada por alguns dias.
- Laser fracionado 1340nm: melhor para as estrias brancas e antigas. Há renovação do colágeno local através da energia do laser. A pele fica inchada e vermelha por 1-2 semanas. São necessárias no mínimo 4 sessões, com intervalo mensal.
- Peeling de diamante + peelings químicos: o peeling de diamante é uma máquina que provoca esfoliação mais profunda pele, facilitando a penetração dos ácidos do peeling químico – ácido retinóico, ácido mandélico. Pode haver descamação e vermelhidão e a concentração ideal para cada caso deve ser definida pelo dermatologista, de acordo com o tipo de pele. São necessárias no mínimo 4 sessões, com intervalo mensal.
Geralmente, as técnicas são somadas e alternadas ao longo do tratamento, de acordo com a necessidade de cada paciente e a evolução do quadro.
Assim como é importante o uso diário e regular de cremes específicos na casa do paciente.
Durante todo o período de tratamento aconselhamos não se expor ao sol.