O SEGREDO DA PELE PERFEITA  DAS ASIÁTICAS

O SEGREDO DA PELE PERFEITA  DAS ASIÁTICAS

A genética, a cultura e o estilo de vida são pontos importantes a serem considerados quando comparamos o tipo de pele das diferentes mulheres do globo – caucasianas, negras, asiáticas…

No entanto, muito do segredo do sucesso para manter uma pele bonita e saudável reside na disciplina em cuidar da mesma. Diariamente, com os produtos mais indicados para o seu tipo de pele.

A rotina de cuidados com a pele das asiáticas – coreana, chinesas e japonesas, principalmente,  tem se destacado mundo afora. Os cremes advindos dessas regiões têm se tornado famosos e mais disponíveis em lojas de cosméticos.

Os resultados têm convencido muitas das mulheres ocidentais a tentar entrar nessa onda e mostram que, SIM, vale à pena, investir tempo do seu dia para cuidar da pele.

  • Óleo de limpeza: sabonete/demaquilante a base de óleo sobre a pele seca: retira as principais impurezas ( maquiagem, poluição, resto de filtro solar, suor…)
  • Sabonete em espuma: lavar ( ‘double cleansing’) a pele com água e sabonete para retirar o que sobrou de sujeira. Deixa uma sensação de refrescância e a textura em espuma/foam é sensacional, parece um chantilly.
  • Exfoliação: 1x na semana. Para retirar as células mortas da camada superficial da epiderme. Ajuda também a limpar as aberturas dos poros.
  • Toning Lotion – Tônico/ adstringente: Após a lavagem, é importante repor a hidratação da pele. Também ajuda a preparar a pele para receber os próximos produtos. No caso de peles oleosas, podem ser usado o adstringente – que ajuda a fazer o controle da oleosidade surante as próximas horas. Geralmente, é aplicado com a ajuda de um algodão.
  • Essence: é o cerne da rotina coreana. É um produto líquido rico em minerais que se aplica com as palmas das mãos. Durante a aplicação, a ideia é hidratar e fazer com que as mãos já promovam uma massagem/ginástica facial. Tentativa de que você conheça melhor a sua pele, preste atenção em detalhes que não seriam percebidos sem o toque.
  • Seruns, booster, ampolas: é onde se encontram as substâncias/medicamentos de tratamento, em alta concentração. Individualizado para cada tipo de problema, pode conter clareadores, antirrugas, hidratação, calmantes, secativos… como ácido hialurônico, retinol, vitamina C. Com a textura quase imperceptível, muito fino ao toque logo após alguns minutos.
  • Máscaras: para serem aplicadas 1-2x na semana. De dia ou à noite.Também individualizadas para cada tipo de problema, podem conter clareadores, antirrugas, hidratação, calmantes, secativos, detox… Aplicadas com pincéis, dedos ou em máscaras de papel/tecido. Durante 5 minutos e retiradas com lavagem ou sem lavagem – pode deixar durante a noite toda, dependendo do caso.
  • Creme para área dos olhos: existem cremes mais leves, para uso durante o dia, que não pesam ou atrapalham a maquiagem. Assim como há aqueles mais densos ( mais hidratantes) e outros contendo clareadores e substâncias para amenizar as bolsas – como vitamina K, cafeína, e antirrugas.
  • Emulsão, Óleo e/ou creme Hidratante facial: servem para “selar” a pele, fazendo com que os produtos até agora aplicados, realmente sejam absorvidos com melhor eficiência. Podem ser em diversas texturas – gel, gel creme, creme, pomada. Podem ser aplicados com algodão ou com os dedos ( em leves batidinhas na pele).

Nas peles oleosas, podem ser aplicados apenas nos locais mais ressecados.

  • Filtro solar: As asiáticas são obsessivas com fotoproteção. Aplicar o filtro solar com alto fator de proteção contra radiação ultravioleta B e A é fundamental. De preferência , FPS acima de 30 , com amplo espectro para UVA e cor ( protege contra luz e raios infravermelhos). A textura deve ser matificante, para remover o brilho produzido pelos cremes já aplicados. Reaplicar a cada 4h durante o dia.
  • Make: os pós compactos ajudam a evitar o excesso de brilho da pele e controla, a oleosidade
  • Cuidados com lábios: hidratantes e esfoliantes labiais
  • Cuidados com o corpo: cremes corporais

 

Quem faz o teste, sente na pele a diferença. Diferentemente da cultura ocidental, que espera milagres com o uso de 3-4 produtos ao dia, a rotina com calma e com muitos produtos de boa qualidade das asiáticas gera frutos a curto, médio e longo prazo.

Cada step dura apenas poucos segundos e realmente vale à pena acordar 5 minutos mais cedo para ter esse cuidado consigo mesmo.

Vamos tentar começar ???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *